Blog

Cenário Pós Pandemia: CNJ aprova recomendações para preparar o judiciário diante da possibilidade de crescimento de demandas de recuperação judicial e falência.

Cenário Pós Pandemia: CNJ aprova recomendações para preparar o judiciário diante da possibilidade de crescimento de demandas de recuperação judicial e falência.

Antevendo o aumento vertiginosos de processos envolvendo empresas em recuperação judicial e falência, o Conselho Nacional de Justiça aprovou na 69ª sessão do plenário virtual duas recomendações para os tribunais brasileiros: a criação de um centro de conciliação e mediação entre empresários, fornecedores e trabalhadores; e a padronização da atuação dos administradores judiciais.

O objetivo é modernizar a forma como o Judiciário lida com as recuperações judiciais e as falências, adaptando-as para uma melhor prestação jurisdicional.

A criação do centro judiciário de solução de conflitos empresariais tem por inspiração o CEJUSC, inovação encampada nos tribunais brasileiros, dispondo de setor específico para solução de conflitos na via consensual.

Já quanto a atuação dos administradores, propõe o CNJ que os juízes devem orienta-los a apesentar relatórios periódicos, a fim de conduzir os processos com maior controle, transparência e eficácia. Os relatórios deverão seguir um padrão, para facilitar a compreensão dos interessados, incluindo relatório da fase administrativa, relatório mensal de atividades, relatório de andamentos processuais, relatório de incidentes processuais e um questionário para fins estatísticos.

Texto escrito por Arthur Freitas.

Fonte: http://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/25082020-Recomendacoes-do-CNJ-preparam-Judiciario-para-enfrentar-falencias-pos-pandemia0824-7604.aspx